Audição: como funciona?

imagem do ouvido humano amplisound porto alegre

Como funciona a nossa audição?

A audição nos permite perceber o que ocorre a nossa volta, interagir com outras pessoas ou simplesmente apreciar o mundo sonoro que nos cerca.

Podemos considerar o ouvido como o órgão que nos permite a audição? Sim, mas ele não é o único responsável. Nosso cérebro tem função essencial para que o mecanismo da audição se complete. Conheça o complexo caminho para audição:

1) O som é recebido pela orelha, encaminhado pelo conduto auditivo, fazendo vibrar a membrana do tímpano e os minúsculos ossos do ouvido médio (martelo, bigorna e estribo), amplificando o som;

2) A vibração chega à cóclea, estimulando às células sensoriais e convertendo o som em sinais elétricos que são enviados ao nervo auditivo;

3) Os sinais elétricos recebidos de ambos os ouvidos são encaminhados pelos dois nervos auditivos ao cérebro;

4) O sinal elétrico viaja pelo cérebro sendo decodificado em informação ao longo do caminho;

5) O córtex auditivo processa a informação sonora.

Considerando todo o caminho que a informação sonora precisa percorrer em nosso sistema auditivo fica mais fácil compreender a importância da audição binaural (nos dois ouvidos) e as limitações de quem possui perda auditiva de variados tipos e graus, pois, nesses casos, a informação sonora não chega ou chega de forma incompleta ao cérebro.

Entendemos também porque o uso de aparelhos auditivos, podem não ser a única medida a ser tomada para melhor reabilitação auditiva. Dependendo das características da surdez podem ser necessárias outras intervenções propostas pelo médico e fonoaudiólogo, por exemplo, o treinamento auditivo. Enquanto as próteses auditivas podem auxiliar no envio de informações sonoras tratadas ao cérebro, o treinamento auditivo pode ajudar na estimulação de habilidades auditivas que ainda não foram adquiridas ou que foram perdidas devido à privação sensorial.

Faça uma avaliação auditiva!

Oi, tudo bem?