Entenda tudo sobre perda auditiva

A perda auditiva, também conhecida como surdez, é a redução ou perda da audição, da capacidade de detectar e perceber os sons. Ela pode vir desde o nascimento ou aparecer durante a vida, por conta de lesões, doenças ou exposição a ruídos. São diversos tipos de perda auditiva, cada um com suas particularidades.

Relacionada à idade

À medida que ficamos mais velhos, podemos perder a capacidade de ouvir sons mais suaves e agudos. Quando você perde alguns dos blocos de construção do discurso é um negócio desafiador.

A perda auditiva relacionada à idade é causada pelo desgaste diário da vida do sistema auditivo, e os sintomas mais comuns são problemas para ouvir vozes suaves, bem como problemas para ouvir a fala quando o ruído de fundo está presente.

Muitas vezes, os membros da família notarão perda auditiva relacionada à idade antes que a pessoa com a perda seja realmente incomodada por isso.

 

Perda auditiva induzida por ruído

Isso geralmente é causado por excesso de exposição ao ruído excessivo. A exposição regular ao ruído alto irá acelerar a perda auditiva. É por isso que é importante sempre usar protetores auriculares se você estiver exposto a barulho excessivo.

 

Infecções

Entre os principais problemas que levam à perda da audição, estão as infecções, como a otite. Elas podem ser causadas por bactérias ou vírus, principalmente como sintoma de outras doenças: por exemplo, uma forte gripe ou uma alergia.

 

Perfuração do tímpano

A perfuração do tímpano pode acontecer por meio de atitudes pouco saudáveis. Entre elas, podemos citar a limpeza da orelha com materiais pontiagudos, como tubo de caneta, grampo de cabelo e até hastes flexíveis. Vale lembrar que existem métodos mais saudáveis para manter o ouvido limpo e longe do excesso de cera.

 

Uso indevido de tecnologias

As novas tecnologias nos ajudam bastante, mas também podem ser vilãs da nossa saúde, caso não sejam utilizadas com cuidado. Entre as ferramentas, estão os fones de ouvido. Hoje, existem modelos que transmitem sons em volumes altíssimos e com a possibilidade de duração por horas, inclusive fones autônomos, que salvam as músicas em suas memórias internas.

A orientação é sempre manter o volume em uma escala agradável. Esse tipo de lesão causada pelo fone de ouvido provoca uma perda auditiva irreversível e que só pode ser corrigida por meio do uso de aparelhos auditivos.

 

Vida social com pouca audição

A perda auditiva não tratada pode fazer você se retirar de perto das pessoas porque as conversas demandam muito mais energia mental. Sem tratamento, a perda de audição pode levar a sentimentos de isolamento e depressão.

Oi, tudo bem?